Imagem capa - Bem Blogueirinha Ela... Vamos falar de Newborn?  por Mariana Seelinger

Bem Blogueirinha Ela... Vamos falar de Newborn?

Olá Pessoal!

Tô reestreando um blog depois de um monte de anos sem usar essa ferramenta. 

Resolvi voltar a escrever mesmo que a audiência seja bem baixa, pra desmistificar e tentar explicar um pouco do universo da fotografia newborn em estúdio. Tenho um motivo pra isso? Tenho! É positivo? Não!

Infelizmente o que me motivou  sair do ostracismo e do meu universo pensante foi um contato feito por uma noiva que eu fotografei o casamento há alguns anos atrás HOJE pela manhã. Ela é recém mãe, ficou tentada ao ver no Instagram uma solicitação de um "empréstimo" de bebê do sexo feminino para uma aula de fotografia newborn que uma determinada pessoa daria no dia seguinte pela manhã.

Entrou em contato, foi atendida e tudo combinado ONTEM! Antes de sair, às 07:30 da manhã de HOJE, a mãezinha confirmou com a profissional e estava tudo certo. Ao chegarem para a sessão, a família foi dispensada pois a aluna da tal aula não comparecera para a mesma. Saíram de outra cidade, cerca de 65km de distância do estúdio anunciante e foram DISPENSADOS! Uma mãe recém parida e uma recém nascida de dias. Eu não consigo aceitar tamanho descaso com a saúde das duas. :(

Além da falta de compromisso em efeito cascata, o que me entristece nessa situação relatada é o descaso com a maternidade, a saúde, a falta de ética, de cuidado com os sonhos das pessoas. Todos temos problemas? Sim! Eu sou A PESSOA CHEIA DE FILHOS desse mundo sem rede de apoio e que tá na luta pela carreira, família e vida própria, mas confirmar e horas depois dispensar uma mãezinha com sua bebê ao colo, que confiou no trabalho e na competência dessa fotógrafa é cruel e fere a mim enquanto fotógrafa sim, mas sobretudo enquanto mãe. 

Com essa situação ocorrida, vou relatatar aqui algumas dicas para que os pais e familiares fiquem atentos ao escolherem o profissional para o registro desses pequeninos tão delícias das nossas vidas:


A) NÃO ESCOLHA A PESSOA QUE LIDARÁ COM O SER MAIS PRECIOSO DA SUA VIDA PELO NÚMERO DE SEGUIDORES!

Se fama fosse sinal de qualidade o Dr. Bumbum não estava preso, né não? 


B) NÃO ESCOLHA SOMENTE PELO BOLSO!

Preço é importantíssimo, um dos fatores que mais pesa sobre qualquer decisão na nossa vida hoje em dia, mas há diversos profissionais com diferentes preços. Em todas as esferas você encontrará alguém competente e responsável que tratará a ti e seu tesourinho com todo amor do mundo. Só não dá pra querer estúdio no Tiffany e precinho de periferia! Bom senso e pesquisa nunca causaram overdose a ninguém!


C) COMECE A PESQUISA AINDA NA GESTAÇÃO!

É legal não deixar tão pra cima da hora, começar a pesquisa e decidir o profissional ainda na gestação, assim você terá tempo de visitar o estúdio, conversar com a pessoa pois eu sempre achei empatia algo fundamental!


D) SEU BEBÊ É O MAIS IMPORTANTE DO MUNDO PRA VOCÊ, RESPEITE OS LIMITES DELE!

Eu sou mãe de três meninos. Todos os três nasceram prematuros (33, 36 e 35 semanas respectivamente). Se o seu bebê passou pelo stress de uma uti neonatal, respeite seu tempo. Não precisa marcar pro dia seguinte da alta. Os bebês prematuros muitas vezes tem a idade corrigida o que amplia um pouco a margem da idade ideal para o recém nascido ser fotografado. Com um profissional dedicado e carinhoso ao seu lado, você conseguirá fotos lindas e criativas ainda que nem todas sejam de um bebê redondinho em sono profundo! Dá pra fazer depois de 15 dias de nascido? Dá sim, depende do bebê também, uns são mais fáceis e outros mais difíceis mas com carinho e paciência as fotos fluirão! Um exemplo? Repeti a foto do ensaio newborn do meu caçula aos 2 meses. 


                Consegui reproduzir TODAS as fotos no newborn aos 2 meses? Não! Mas uma ou outra nós conseguimos com um bebê maiorzinho! ;)


E) EVITE PROMOÇÕES MUITO FORA DOS PADRÕES MERCADOLÓGICOS!

Aquele preço imbatível ou aquela produção exclusiva podem esconder alguma restrição ao ensaio newborn. Faça um check list da localização, se é o profissional mesmo que posicionará o bebê, sobre a higiene, se há limite de tempo, de cliques, quanto a entrega, o prazo e tire todas as suas dúvidas. Se possível visite o estúdio e conheça o profissional antes do nascimento! 


F) DEIXE O PROFISSIONAL CRIAR!

Se você gostou do trabalho da pessoa, permita que ela crie! Evite listas de inspirações e cópias! Isso só fará a criatividade do seu fotógrafo ficar limitada. Claro que tudo dentro dos limites de segurança!


G) NÃO LEVE UMA COMITIVA PARA A SESSÃO!

O sucesso de uma sessão newborn está sobretudo num ambiente calmo e acolhedor, tanto para a mãe como para o bebê. Já ouviu falar que se a mãe está bem, o bebê está bem? É assim mesmo que funciona! Cada profissional limitará o número de pessoas para acompanhar conforme sua estrutura e vontade, porém, como já dito, bom senso nunca causou mal estar!


H) SE FOR EMPRESTAR SEU BEBÊ PARA UMA AULA OU CONGRESSO, ESTEJA CIENTE DISSO. 

Se você vai emprestar seu bebê a uma aula ou congresso, esteja ciente de todas as questões que envolvem esse processo. Tenha um contrato de uso de imagem e saiba que a imagem do seu filhote pode ser atrelada a bons ou maus profissionais que se formarão naquela aula. Pense nisso e avalie os riscos pois mesmo bons professores não podem garantir todas as condutas de seus alunos. Quando tratamos de um bebê, do nosso bebê, só queremos o melhor, correto? 

Uma diquinha fresquinha é: faça o contrato prevendo o cancelamento por parte do profissional pois o newborn tem poucos dias para acontecer e você pode ter dificuldades em encontrar outra pessoa para realizar a sessão.


I) JAMAIS ASSINE UM TERMO DE RESPONSABILIDADE SOBRE A INTEGRIDADE FÍSICA DO SEU FILHO APÓS A SESSÃO.

O bebê precisa estar saudável para a sessão ocorrer. Acredito que isso é um fator primordial e inquestionável para todos os envolvidos. Se o seu bebê tem algum hematoma ou marca de nascimento isso precisa ser informado ao profissional. Esteja sempre juntinho do seu bebê. Aqui no meu estúdio deixo os pais coladinhos em mim, pra verem tudo que eu estou fazendo. Algumas poses podem ser perigosas para os pequeninos SE FEITAS DE FORMA ERRADA! Por exemplo, a pose sobre as mãozinhas é uma montagem feita a partir de duas fotos e muitas outras funcionam da mesma forma. 

Em alguns lugares os pais são submetidos à cláusulas que isentam os profissionais da responsabilidade quanto a integridade física do bebê do bebê. Isso não deve acontecer jamais! Fique de olho!


Espero ter ajudado com essas dicas para a escolha de um profissional de fotografia newborn! =)